São Paulo, segunda-feira, 04 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Brasil liderou produção há três séculos

DA REDAÇÃO

A liderança mundial na produção de ouro, atualmente disputada por China e África do Sul, já pertenceu ao Brasil. Mas isso faz tempo. Foi no remoto século 18, quando o país ainda era colônia de Portugal. Por causa dessa condição, o país não se beneficiou diretamente da riqueza propiciada pelo metal.
Certas fontes calculam a produção mundial em todo o século 18 em 1.421 toneladas. Desse total, estima-se que 838 (59%) tenham sido obtidas no país.
O Tratado de Methuem, assinado entre Portugal e Inglaterra em 1703, deu aos britânicos o domínio virtual sobre a economia portuguesa. Historiadores estimam que, apenas entre 1735 e 1739, a Inglaterra tenha ficado com 60% do ouro de Portugal, que vinha basicamente do Brasil. Dessas ligações surgiu a célebre frase: "O ouro deixou buracos no Brasil, palácios em Portugal e fábricas na Inglaterra".
No século 19, os EUA assumiram a liderança mundial na produção de ouro. A conquista do Oeste impulsionou a exploração do metal. País independente desde 1776, os EUA usaram a riqueza do ouro para fomentar o próprio desenvolvimento industrial, que acelerou o enriquecimento do país e pavimentou o caminho para que se tornasse superpotência no século passado. (GF)


Texto Anterior: Custo sustentável dá vantagem a mineração do país
Próximo Texto: Folhainvest
Setor ligado a commodity lidera perdas na Bovespa

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.