São Paulo, segunda-feira, 04 de setembro de 2006

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Transparência das empresas evita debandada

DA REPORTAGEM LOCAL

A busca de maior transparência por parte das companhias de capital aberto, além do maior respeito ao pequeno investidor, tem sido apontada pelos analistas como um dos motivos para os fundos de ações não estarem sofrendo uma debandada com a atual má fase do mercado acionário.
A Bolsa de Valores de São Paulo criou, em anos recentes, novos segmentos e índices para melhorar o diálogo entre as empresas e os acionistas.
O principal desses nichos é o Novo Mercado. Criado em dezembro de 2000, o Novo Mercado é um segmento da Bolsa local destinado à listagem de companhias com práticas diferenciadas de boa governança corporativa.
As empresas têm de cumprir diferentes exigências que as tornem mais transparentes aos olhos dos minoritários para estarem nesse segmento da Bolsa.

Igualdade
A Bovespa também criou o IGC (Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada).
A governança corporativa engloba normas que visam garantir o tratamento igualitário entre os acionistas da empresa e favorecer a transparência e a responsabilidade na divulgação dos resultados da companhia.
"O mercado acionário tem mudado, com os diferentes níveis de governança corporativa", afirma Luiz Roberto Monteiro, assessor de investimentos da corretora Souza Barros.
"Nesse contexto, tem mudado um pouco o perfil do investidor dos fundos de ações, que está ficando mais bem informado. Os investidores estão começando a se acostumar com a oscilação da Bolsa", diz Monteiro. (FV)


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