São Paulo, terça-feira, 04 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PREVIDÊNCIA

Ontem, primeiro dia do censo, segurados não sabiam como será atualização cadastral; serviço está na internet

Recadastramento do INSS provoca dúvidas

DO "AGORA"

No primeiro dia de aviso para o recadastramento dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) nos bancos, muitos segurados ainda tinham dúvidas sobre como será feita a atualização dos dados cadastrais.
Alguns foram às agências mesmo sem ser o dia de pagamento apenas para se informar e outros nem sabiam que o censo será feito somente a partir do próximo mês.
Por isso, a Previdência recomenda que os aposentados e pensionistas procurem as agências bancárias apenas no dia de recebimento dos benefícios (hoje, para os com finais 2 e 7; amanhã, 3 e 8; quinta-feira, 4 e 9; e sexta-feira, 5 e 0). Ontem receberam os com finais 1 e 6.
No Banco do Brasil, uma pane no sistema de informática prejudicou o atendimento nos caixas eletrônicos em algumas agências, provocando dúvidas em muitos segurados da Previdência.
Para quem recebeu o aviso de que não precisava se recadastrar, foi um alívio. "Perguntei se precisava participar do censo e o funcionário [do banco] que me atendeu disse que não. Acho que está certo fazer o recadastramento dos aposentados. Tem tanta gente recebendo de forma irregular", disse Maria Alckmin, 65, pensionista do INSS desde 1989.

Consulta pela internet
Os aposentados e pensionistas do INSS podem consultar na internet se foram ou não incluídos na primeira etapa do recadastramento.
Para isso, basta entrar no site www.previdencia.gov.br e clicar no link Censo Previdenciário (lado direito da tela).
O serviço está disponível 24 horas por dia, mas a Previdência recomenda consultas após as 15h. A consulta também pode ser feita pelo Prevfone (0800-78-0191).


Texto Anterior: Índice deve ficar mais "volátil" e mais "realista"
Próximo Texto: Agências ainda não atendem em 15 minutos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.