São Paulo, terça-feira, 04 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bolsa européia sobe com rumor sobre teles

DA REDAÇÃO

As Bolsas européias chegaram a seu nível mais alto em três anos em meio a confirmações e rumores de aquisições. O índice FTSE Eurofirst subiu 0,8%, fechou a 1.239 pontos e já acumula alta de 19% no ano.
As ações da operadora de telefonia holandesa KPN subiram 7% ontem devido a especulações de que seria comprada pela espanhola Telefonica por 20 bilhões. O valor de mercado da KPN é de cerca de 18,3 bilhões.
As duas empresas negaram que estejam negociando uma fusão.
Já as ações da inglesa Boots subiram 4% ontem após o anúncio da compra da Alliance UniChem (leia texto à pág. B4).
A compra da KPN faria com que a Telefonica tivesse presença na maioria dos grandes mercados da Europa e poderia pressionar operadoras na França, Alemanha e Reino Unido a se fundirem.
Para alguns analistas, porém, as duas empresas têm poucas áreas em que a redução de custos seria possível. "Na minha opinião, ainda é um pouco cedo para a consolidação entre concessionárias [ex-estatais]", diz Frank Claassen, analista do Rabobank.
A Telefonica e a KPN quase se fundiram em 2000, mas o conselho da empresa espanhola foi contra o negócio devido à influência do governo holandês na operadora. O governo tinha 43% da ex-estatal KPN; hoje, tem apenas 14%.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Costa e operadoras voltam a discutir telefone social
Próximo Texto: Competitividade: Projeto prevê abertura de empresa em 15 dias
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.