São Paulo, terça-feira, 04 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

ALGODÃO
O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) deve publicar ainda nesta semana uma instrução normativa que define os municípios que serão autorizados a plantar algodão transgênico. Essa instrução será a base para o zoneamento agrícola do algodão transgênico.

CARNE PARA OS EUA
Os EUA estudam a liberação das importações de carnes processadas de suínos, ovinos e caprinos do Brasil, segundo Odilson Ribeiro, do Ministério da Agricultura. O país já exporta carne processada bovina, o que rende US$ 200 milhões por ano aos brasileiros. Até agosto, essas exportações somaram US$ 102 milhões.

RÚSSIA QUER AÇÚCAR
As importações de açúcar da Rússia devem crescer 5% nos próximos 12 meses, segundo estimativas do Usda. Até 30 de setembro, os russos importaram 4,3 milhões de toneladas. O Brasil, maior produtor e exportador mundial, fica com boa parte desse mercado.

ESPAÇO AO ORGÂNICO
Primeiro foram os supermercados. A seguir vieram os restaurantes. Agora são os hotéis e empórios que entram na fila para oferecer alimentos orgânicos a seus clientes.

PREÇOS AGRÍCOLAS
Os preços agrícolas recebidos pelos produtores paulistas subiram 0,88% no mês passado, após cinco meses seguidos em queda. Tomate e cebola lideraram as altas, com mais 59% e 30% no período, segundo Nelson Martin, do Instituto de Economia Agrícola.

TRIGO POR MILHO
Mais complicações para os produtores de milho. Os baixos preços e a má qualidade de parte do trigo paranaense, devido às recentes chuvas na colheita, vão colocar o produto como um dos substitutos do milho, segundo análise de Leonardo Sologuren, da consultoria Céleres.

NOVA ALTA
Os preços do açúcar voltaram a subir ontem. O primeiro contrato teve alta de 2,67% e acumula 14% em 30 dias no mercado de Nova York.


Texto Anterior: Exportações: Soja e carne rendem menos em setembro
Próximo Texto: Comércio externo: Furlan promete regulamentar salvaguarda
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.