São Paulo, quinta-feira, 04 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Fazenda recebe reclamação de exportadores

DA REDAÇÃO

O resultado da balança comercial pode dar novo fôlego à reclamação dos exportadores brasileiros. Eles já pediram ao ministro da Fazenda, Antonio Palocci Filho, uma mudança na política cambial do país.
A queixa é que a moeda brasileira se encontra em patamar considerado baixo -na casa de R$ 2,80 por US$ 1,00. Quanto maior a cotação do dólar, maior o ganho em reais com a venda externa de produtos.
Palocci disse que a política cambial não muda. O sistema no país é de câmbio flutuante, determinado pelo mercado -grosso modo, pela lei da oferta e da procura. Uma variação expressiva do dólar, entre outros efeitos, poderia impactar nos preços internos (gerar inflação).
A entrada de recursos pela balança comercial tem sido determinante para que o governo consiga manter superavitária suas contas externas.


Texto Anterior: Comércio exterior: Compra de insumo é a que mais sobe
Próximo Texto: Opinião econômica - Paulo Nogueira Batista Jr.: O que faltou a Marta Suplicy?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.