São Paulo, quinta-feira, 04 de novembro de 2004

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PÓS-URNA

Lojas fechadas durante dois domingos e feriado prolongado prejudicam desempenho no mês

Eleições derrubam vendas no comércio

DA FOLHA ONLINE

Os dois turnos da eleição municipal de 2004 derrubaram as vendas no comércio de São Paulo em outubro.
Números da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) mostram que as vendas a prazo caíram 1,2% em relação ao mesmo mês do ano passado. Na mesma comparação, as vendas à vista recuaram 0,3%.
Os dois turnos aconteceram em domingos -o primeiro no dia 3 e o segundo no dia 31. Nessas datas, o comércio não funcionou em São Paulo. Tradicionalmente, o domingo é uma das melhores datas para o varejo, principalmente para os lojistas de shopping.
Além disso, o feriado prolongado no dia 12 de outubro (que caiu numa terça-feira) também afugentou os clientes, segundo dados da associação.
Nem mesmo as vendas do Dia da Crianças ajudaram a reverter o resultado negativo no mês, em comparação com igual período do ano passado. Neste ano, os presentes comprados para a data foram de menor valor.
Além disso, o fator comparativo ajuda a explicar o recuo no mês passado. Em outubro do ano passado, as vendas no varejo já estavam em recuperação -ou seja, a base de comparação é forte, diferentemente do que acontecia no primeiro semestre de 2004.
Em relação a setembro, as vendas a prazo de outubro aumentaram 1,4%. Já as vendas à vista avançaram 10,6%.
As listas de inadimplentes de crédito do comércio receberam 345.161 inclusões em outubro, um aumento de 11,7% em relação ao mesmo período de 2003.
Na mesma comparação, o número de inadimplentes que deixou as listas cresceu 23%. Esse comportamento é sazonal, já que os consumidores limpam o nome nessa época para poder realizar novas compras parceladas no final do ano.


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