São Paulo, sábado, 04 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRIME E CASTIGO

Ex-banqueiro é condenado a 15 anos de prisão na China

DA FOLHA ONLINE

O ex-presidente de um dos maiores bancos da China, o China Construction Bank, foi condenado a 15 anos de prisão por ter aceito propina para liberar empréstimos.
A sentença foi anunciada pela 1ª Corte Intermediária de Pequim, que considerou o ex-banqueiro Zhang Enzhao culpado por aceitar propina de US$ 527 mil em dinheiro e propriedades para ajudar determinados clientes a conseguirem empréstimos.
Durante audiência em setembro, o ex-banqueiro admitiu ser culpado, mas afirmou que o valor das propinas era inferior ao divulgado. O advogado de Enzhao planeja recorrer para tentar reduzir a pena do cliente. A agência de notícias chinesa Xinhua afirmou, entretanto, que a pena de Enzhao poderia ter sido ainda maior caso ele não tivesse confessado o crime.
Enzhao renunciou à presidência do banco em março de 2005. A instituição financeira foi a primeira entre os quatro grandes bancos estatais chineses a vender ações em Bolsa. A oferta inicial de ações levantou US$ 9,2 bilhões e os papéis são negociados na Bolsa de Hong Kong.
A China tem tentado coibir fraudes no seu sistema bancário porque a concessão irregular de empréstimos aumentou o risco de inadimplência e de perdas para as instituições.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Gesner Oliveira: O que pode dar errado em 2007/10?
Próximo Texto: Suspeita de fraude: Espanha congela contas de BNP Paribas e Espírito Santo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.