São Paulo, sábado, 04 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SUSPEITA DE FRAUDE

Espanha congela contas de BNP Paribas e Espírito Santo

DA REDAÇÃO

As autoridades espanholas congelaram mais de 1,8 milhão de euros das contas de quatro bancos por suspeita de evasão de divisas, lavagem de dinheiro e fraude fiscal, entre outros crimes.
O francês BNP Paribas e o português Banco Espírito Santos, duas das entidades atingidas pela medida, disseram que a investigação só atinge a "clientes, e não a sua atividade". O segundo afirmou que foram congelados 5,5 milhões das contas de seus clientes
Também tiveram contas congeladas os espanhóis Cahispa e Cartera Meridional.
Segundo o jornal "El País", pessoas ligadas à investigação disseram que parte do dinheiro era transferido da Espanha, por meio de "offshore", para uma filial do Espírito Santo na ilha da Madeira (Portugal). De acordo com a Reuters, fundos também eram enviados para outros países. O dinheiro depois retornava à Espanha por Luxemburgo, mas era registrado em nome de residentes não-espanhóis. A polícia afirmou que está verificando se os bancos tiveram alguma participação no esquema.
As investigações estão sendo conduzidas pelo juiz Baltasar Garzón, que ficou conhecido por pedir a extradição do ex-ditador chileno Augusto Pinochet, em 1998.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Crime e castigo: Ex-banqueiro é condenado a 15 anos de prisão na China
Próximo Texto: Ex-banqueiro critica BC por processo de liquidação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.