São Paulo, domingo, 04 de novembro de 2007

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

guilherme.barros@uol.com.br

Concisão é essencial no mundo dos negócios, diz consultor

"Me desculpe, não tive tempo de escrever uma carta curta, por isso ela foi longa mesmo", escreveu o autor norte-americano Mark Twain a um amigo que reclamou do tamanho enorme de uma carta.
Essa frase é uma das preferidas do consultor Normann Kestenbaum, sócio da consultoria Baumon, que lança o livro "Obrigado Pela Informação que Você Não me Deu!" (Editora Campus Elsevier, 108 páginas), na próxima quarta-feira, dia 7, em São Paulo.
De acordo com Kestenbaum, no mundo dos executivos, objetividade e simplicidade do discurso são fatores essenciais. Por isso, a qualidade da informação pode determinar o sucesso de um negócio. Relevância e concisão são elementos primordiais para a comunicação empresarial.
Segundo o consultor, a objetividade pode ter influência direta nos negócios. "Quanto mais o indivíduo for sucinto e objetivo, maior será a qualidade do processo decisório. Será mais fácil ouvir frases como "eu compro" ou "eu invisto"."
Para isso, Kestenbaum descreve no livro a preparação em cinco passos. O primeiro é desligar-se do que não é relevante e focar-se na informação principal. É preciso também eliminar o desnecessário, evitar utilizar jargão e lugar-comum, ir direto ao ponto e avaliar resultados e benefícios.
Uma das dicas mais importantes é a que diz que é preciso iniciar a comunicação de forma conclusiva, pois "o mundo hoje tem pressa".
Este "mundo apressado" reúne características como excesso de informações, imediatismo, escassez de tempo, déficit de atenção, impaciência e excesso de decisões.
Além disso, há as adversidades encontradas no ambiente corporativo, conseqüências das características acima, como falta de tempo para preparar uma apresentação, por exemplo. "É esse jogo que o livro explora. É preciso ter em mente que a perspectiva de quem fala é diferente da de quem ouve", diz.
O título do livro, "Obrigado pela Informação que Você Não me Deu!", quer mostrar exatamente que, quanto menos informações irrelevantes foram dadas sobre um tema, mais eficiente será a comunicação.

Frase

Quanto mais o indivíduo for sucinto e objetivo, maior será a qualidade do processo decisório. Será mais fácil ouvir frases como "eu compro" ou "eu invisto"


NORMANN KESTENBAUM
consultor e autor de "Obrigado pela Informação que Você Não me Deu!"


FELIZ NAVIDAD
A argentina Havanna desenvolveu uma linha de panetones em parceria com a Casa Suíça para o Natal brasileiro. São três sabores -doce de leite, chocolate com doce de leite e frutas secas com doce de leite- em embalagens de 700g.

HELLO BRAZIL
É de US$ 40 milhões a expectativa de negócios com empresas brasileiras por parte de Charlie Crist, governador da Flórida, que desembarca no Brasil nesta semana. Ele vem ao país com 60 empresários para a Expo Flórida, feira que tem por estratégia ampliar os negócios bilaterais, hoje em torno de US$ 11,3 bilhões.

VINTAGE
A São Paulo Alpargatas investirá R$ 1 milhão nos próximos 12 meses para o lançamento da linha de tênis Rainha Autêntico. Trata-se de uma releitura vintage dos calçados que foram ícones da marca nas décadas de 70 e de 80, como o Iate e o Mont Car, que superavam 1 milhão de pares vendidos a cada mês.

NO CÉU
A Bombardier lançou oficialmente nesta semana o Learjet NXT. A primeira aeronave da linha será entregue a um brasileiro, que fez o pedido por meio da OceanAir Táxi Aéreo. A brasileira também vai incorporar uma unidade à sua frota.

HOTÉIS:

ACCOR FOCA EM FRANQUIAS EM CIDADES DE MAIS DE 100 MIL HABITANTES
A Accor prevê um crescimento exponencial em suas franquias. A expectativa é que, a cada ano, cerca de 15 novos hotéis sejam operados dessa forma. Todas as cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes e com economia crescente, principalmente as de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Pará, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, estão sendo analisadas para possíveis franquias. As informações serão divulgadas amanhã, na ExpoManagement, onde a empresa apresenta estudo sobre cem cidades com potencial de abertura de hotéis.

CASAMENTO NO PAPEL

Os preparativos do casamento da empresária Daniela Frisoni Saad foram bastante trabalhosos, mas renderam um negócio. Foi dali que nasceu a idéia de montar uma editora especializada em guias. O primeiro projeto da editora BBD, de Saad e de suas sócias Beatriz Penna e Bruna Carvalho, foi lançado em março deste ano, o "Wedding Guide". "Todas nós nos casamos e, na época, sentimos a necessidade desse tipo de produto voltado a noivas e mães classe A", diz Saad. Agora, na próxima terça, é a vez do lançamento do "Baby Guide". "Nossa idéia é fazer um guia com cara de livro de arte e serviço de revista", diz a empresária. Os guias serão enviados para um mailing restrito e vendidos em livrarias.

VALORES DO ESCRITÓRIO

O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é o valor mais importante para a carreira da maioria dos brasileiros e americanos, segundo pesquisa da Across, consultoria de gestão de carreiras, em parceria com o Novations Group, empresa americana da área de gestão. A opinião de americanos e brasileiros difere. Para cerca de 38% dos brasileiros entrevistados, a liberdade é o valor menos buscado. Dos americanos, 35% consideram o status o valor menos importante para suas carreiras. No Brasil, o equilíbrio é o valor mais importante para os trabalhadores.

Próximo Texto: Crise energética ameaça investimentos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.