São Paulo, terça-feira, 04 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indústria da China registra queda recorde

DA BLOOMBERG

A atividade industrial da China sofreu no mês passado sua maior contração já registrada, num momento em que a crise financeira mundial reduz a demanda pelos produtos de exportação do país, segundo pesquisa.
O Índice CLSA dos Gerentes de Compras da China caiu para 45,2 pontos, sazonalmente corrigidos, em outubro, em relação aos 47,7 pontos de setembro, disse ontem a CLSA Asia-Pacific Markets em comunicado.
Uma pesquisa patrocinada pelo governo chinês e divulgada no último sábado mostrou também uma retração recorde.
A Austrália informou ontem que sua atividade industrial sofreu seu maior declínio desde o início da série histórica, em 1992, num momento em que a crise se irradia pela Ásia do Pacífico.
"A queda acentuada do Índice dos Gerentes de Compras confirma que a China está mais integrada do que nunca à economia mundial", disse Eric Fishwick, diretor de pesquisa econômica do CLSA de Cingapura.
O índice de produção da indústria de transformação chinesa caiu para 43,4 pontos em outubro, comparativamente aos 46,7 pontos de setembro, enquanto o indicador dos novos pedidos recuou para 43,8 pontos, a partir dos 45,8 pontos anteriores.
O Índice CLSA, iniciado em abril de 2004, se baseia num levantamento junto a mais de 400 indústrias.


Texto Anterior: Vale desiste de reajustar preços após boicote chinês
Próximo Texto: Governo avalia que pior da crise passou, mas diz manter cuidado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.