São Paulo, quarta-feira, 04 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venda de veículos cai quase 5% em outubro com o retorno do IPI

TATIANA RESENDE
DA FOLHA ONLINE

A volta gradual do IPI a partir de outubro fez as vendas de veículos recuarem 4,6% ante setembro, recorde de emplacamentos, segundo dados da indústria automotiva.
Mas, com o licenciamento de 294,5 mil unidades, o mês passado teve a melhor marca já contabilizada para um mês de outubro.
Com 21 dias úteis, o mês passado registrou média diária superior a 14 mil veículos emplacados, como havia adiantado o presidente da Anfavea (associação das montadoras), Jackson Schneider, ao comentar o resultado da primeira quinzena. Em setembro, esse número chegou a 14,7 mil.
O executivo destacou, na ocasião, que o desempenho do mercado em outubro seria influenciado também pelas vendas de veículos realizadas em setembro, mas que foram licenciados apenas no mês seguinte, e pelo escoamento de unidades em estoque que se beneficiaram com o IPI menor.
Na comparação com outubro de 2008, o número de unidades teve acréscimo de 23,1%. Já no acumulado do ano, com o licenciamento de 2,597 milhões de veículos, a expansão nas vendas foi de 6,1%. O número engloba automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões.
O IPI, reduzido em dezembro do ano passado para estimular a venda de carros, volta à alíquota original em janeiro.
Para David Wong, especialista do setor automotivo da consultoria Kaiser Associates, o acréscimo no preço com a elevação do tributo "vai ser menos relevante" na decisão de compra dos consumidores se a economia continuar se recuperando e houver oferta de crédito.


Texto Anterior: Produção de máquinas cresce e indica reação da indústria
Próximo Texto: Análise: Setor industrial retoma investimentos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.