São Paulo, quarta-feira, 04 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

CRISE NA AMÉRICA LATINA

Arrecadação de impostos na Argentina bate recorde em novembro
O governo argentino anunciou ontem que a arrecadação de impostos de novembro atingiu o maior valor desde 1998, último ano com o qual a metodologia de cálculo atual permite comparações.
A arrecadação alcançou 5 bilhões de pesos -cerca de US$ 1,4 bilhão-, valor 44,8% maior do que o registrado em novembro de 2001. Em relação ao mês anterior, o aumento foi de 5,4%.
A recuperação da arrecadação torna mais fácil fazer um ajuste fiscal para cumprir possíveis metas acordadas em um próximo acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional). Isso também pode indicar que a economia parou de encolher e pode iniciar um processo, ainda que lento e frágil, de recuperação.
Apesar do aumento, a inflação ajudou a "inflar" a arrecadação: como o valor de muitos impostos tem base nos preços nominais, a alta de preços contribuiu para aumentar a arrecadação.
(DE BUENOS AIRES)


Texto Anterior: Águia em transe: AOL vê queda de 50% em anúncios
Próximo Texto: Telecomunicações: Maior TV a cabo da Europa pede concordata e negocia dívida de US$ 10,4 bi
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.