São Paulo, quarta-feira, 04 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cálculo do preço dos títulos levou crise ao mercado

DA REPORTAGEM LOCAL

A marcação a mercado, que causou grandes estragos nos fundos de investimento, foi imposta pelo governo em maio. Pela medida tomada na ocasião, os fundos tiveram de passar a contabilizar os papéis públicos que os compunham pelo seu valor diário no mercado secundário. Isso trouxe perdas de rentabilidade e, consequentemente, fortes resgates dos fundos de investimento.
Mesmo o governo tendo em parte voltado atrás na decisão, em agosto, os fundos ainda não recuperaram a confiança dos investidores.
Ao menos é o que mostram os dados de captação líquida (diferença entre resgates e aplicações) dos fundos contabilizados pela Anbid (Associação Nacional dos Bancos de Investimento). No ano, os resgates superam as aplicações em mais de R$ 59 bilhões, montante elevado para uma indústria que tem um patrimônio líquido total de cerca de R$ 330 bilhões.


Texto Anterior: Finanças: Após oito meses, fundos voltam ao azul
Próximo Texto: Lucro de banco estrangeiro dobra em 2002
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.