São Paulo, terça-feira, 05 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Microsoft rebate acusações feitas pelo Google

DA REDAÇÃO

Um dia depois das críticas públicas da direção do Google à oferta da Microsoft pelo Yahoo!, o CEO (presidente-executivo) da gigante de software, Steve Ballmer, rechaçou que a concretização do negócio possa prejudicar a concorrência na internet.
Segundo Ballmer, diante de um grupo de analistas em Nova York, a união entre Microsoft e Yahoo! permitiria, na verdade, a criação de um "forte competidor número 2" contra o líder em buscas na internet, o Google.
"O Google claramente tem uma posição dominante. Eles têm cerca de 75% do sistema de busca paga no mundo", afirmou Ballmer. "Nós consideramos [que a nossa oferta] fortalece a competição. Qualquer outra coisa não seria tão positivo sob essa perspectiva", disse.
No domingo, em "post" no blog da empresa, o vice-presidente sênior do Google David Drummond acusou a Microsoft de tentar estender à internet suas práticas monopolistas em outras áreas, como a de software.
"Será que a Microsoft poderia agora tentar exercer a mesma espécie de influência indevida e ilegal sobre a internet que ela exerceu sobre os computadores pessoais?", questionou Drummond, que também é diretor jurídico da empresa líder em buscas.
Mas, segundo analistas, as preocupações do Google não oferecem alegações detalhadas sobre os efeitos adversos da transação sobre a competição, e a empresa não solicitou publicamente de imediato que as autoridades regulatórias tomassem providências específicas.
O Yahoo! se recusou a comentar as declarações do executivo do Google.


Com agências internacionais e o "New York Times"

Texto Anterior: Google tenta inviabilizar união Microsoft-Yahoo!
Próximo Texto: Corretora terá que vigiar operações de políticos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.