São Paulo, segunda-feira, 05 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juro alto e estagnação afastam capital

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os juros elevados e a estagnação da economia ainda afastam empresas estrangeiras que poderiam investir no Brasil, segundo especialistas ouvidos pela Folha.
No ano passado, o ingresso líquido de investimentos estrangeiros diretos ficou em US$ 10,144 bilhões, o mais baixo desde 1995. No final da década de 90, impulsionado pelas privatizações, esse valor chegava perto de US$ 30 bilhões por ano. Para a economista Leda Paulani, professora da USP, dificilmente haverá no Brasil um fluxo tão intenso quanto o daquela época. "Não há estoque de capital produtivo que justifique isso."
O economista Fernando Veloso, professor do Ibmec (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais), aponta o baixo nível educacional do país como um obstáculo para o aumento dos investimentos. Isso porque a produtividade da economia norte-americana é bastante superior à brasileira. (NEY HAYASHI DA CRUZ)


Texto Anterior: Espetáculo em xeque: Investimento sobe em ritmo de conta-gotas
Próximo Texto: Crise não deve afetar obra iniciada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.