São Paulo, quarta-feira, 05 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

Acertando os ponteiros
Amanhã e sexta-feira técnicos do Usda e da American Feed Industry Association se reúnem com Roberto Rodrigues, da Agricultura, e técnicos do Sindiração, em Brasília. Motivo: padronização de todas as escalas da produção de alimentos para animais.

Facilitar o comércio
Brasil e EUA querem, de início, acertar os ponteiros na padronização -das embalagens à biossegurança- nas Américas. Feitos esses acertos em conjunto, indicariam esses padrões para a Europa. Essa padronização facilitaria o trânsito das mercadorias pelo mercado externo.

À espera da frente fria
A previsão de uma frente fria na segunda quinzena deste mês agitou o mercado de café ontem. Os fundos de investimentos foram bastante ativos e os preços do primeiro contrato futuro subiram 3,5% em Nova York. No mercado interno, a alta foi de 1,72%, acumulando 20% neste ano.

Quebra no Paraná
Os dados mais recentes do Deral indicam que a safra de grãos do Paraná fica entre 26 milhões e 27 milhões de toneladas. No ano passado, ficou em 30,3 milhões. Soja e milho foram os principais responsáveis por essa redução na produção do Estado.

Os números
A safra de soja pode ficar abaixo dos 10 milhões de toneladas, contra 10,9 milhões em 2003. Já a produção de milho de verão recua para 7,5 milhões de toneladas (8,4 milhões em 2003) e a safrinha fica entre 3,8 milhões e 4,2 milhões de toneladas. Em 2003, foi de 6 milhões de toneladas.

Com direito a foto
Pedro de Camargo Neto, idealizador do contencioso do algodão contra os EUA quando pertencia ao governo Fernando Henrique Cardoso, ficou um pouco esquecido nessa decisão favorável ao Brasil. Ontem, apareceu em longa entrevista no "The New York Times", com direito a foto.

Açúcar remunera mais
As vendas de álcool aumentaram, o que favoreceu os preços. O anidro subiu 2,7% na semana, e o hidratado, 3,8%. Apesar dessa alta, o açúcar remunerou 71% mais do que o anidro e 82% mais do que o hidratado, diz o Cepea.

Abate menor
Mesmo antes da ocorrência do primeiro caso de vaca louca nos Estados Unidos, os abates já estavam em queda. Somaram 35 milhões de animais em 2003, com redução de 1% em relação a 2002. O Usda informa que 98,3% dos abates tiveram inspeção federal.

Forte alta
Informações de que a China deverá importar 3 milhões de toneladas de trigo e as estimativas de início de um período de seca nas áreas de plantio nos Estados Unidos provocaram alta de 4,2% nas cotações em Chicago. O primeiro contrato subiu para 403,5 centavos de dólar por bushel.

Exportações menores
As exportações de produtos florestais caíram 21,9% em abril em relação a março. O setor tem mostrado grande volatilidade neste ano -caiu 26,6% em fevereiro e subiu 46,8% em março. Os dados são da Esalq.

E-mail: mzafalon@ folhasp.com.br


Texto Anterior: Mercado Financeiro: Fundos perdem recursos em mês agitado
Próximo Texto: Choque de idéias: Furtado critica aperto fiscal do governo Lula
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.