São Paulo, quarta-feira, 05 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo anuncia hoje pacote para aumentar as exportações

Medidas terão efeito imediato, reduzindo custo do exportador, diz Mantega

LORENNA RODRIGUES
EDUARDO RODRIGUES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Depois de meses de discussão, o governo federal anuncia hoje uma série de medidas para estimular o setor exportador e tornar os produtos brasileiros mais competitivos lá fora.
Ontem, o ministro Guido Mantega (Fazenda) disse que o pacote terá efeito imediato, porque barateará os custos para o exportador brasileiro.
No entanto, o ministro frisou que a economia mundial ainda passa por um período difícil e que há limites para o aumento da exportação de produtos brasileiros, já que muitos países ainda não estão em condições de elevar suas importações.
"Há limites porque todo mundo quer exportar. A Alemanha quer exportar mais, o Japão quer exportar mais, a concorrência fica mais difícil."
Para Mantega, outras medidas tomadas pelo governo já contribuíram para melhorar as condições para o exportador, como a cobrança de IOF sobre o capital estrangeiro investido em ações e em renda fixa.
"O câmbio tem uma volatilidade menor desde que implantamos a medida do IOF."
O anúncio do pacote deve ocorrer à tarde, após reunião do GAC (Grupo de Acompanhamento da Competitividade), do qual participam os ministros da área econômica e representantes dos diversos setores da indústria e do comércio.
Apesar de o presidente Lula ter prometido lançar o pacote até o fim de março, as medidas esbarraram em divergências entre os ministérios do Desenvolvimento e da Fazenda.
O maior embate ocorreu em relação à aceleração da devolução de créditos tributários, principal demanda dos empresários. Eles reclamam que o fisco segura por muito tempo os valores, referentes a tributos sobre as matérias-primas.


Texto Anterior: Análise: Alta dos juros pode ser menor que a prevista
Próximo Texto: Vizinhos: Uruguai prevê a entrada de um "forte banco brasileiro"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.