São Paulo, quarta-feira, 05 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIZINHOS

Uruguai prevê a entrada de um "forte banco brasileiro"

DA ENVIADA A MONTEVIDÉU

O presidente do Uruguai, José Mujica, anunciou em Montevidéu que, "em pouco tempo, um forte banco brasileiro" irá se instalar no país, para "viabilizar a relação comercial" bilateral. Segundo Mujica, a operação aguarda apenas "a aprovação do Banco Central do Uruguai".
O anúncio foi feito em declaração conjunta com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após reunião em que ambos os mandatários repassaram a agenda bilateral.
Os bancos brasileiros estão em fase de expansão. Em abril, por exemplo, o Banco do Brasil anunciou a compra do argentino Patagonia pelo valor de US$ 479,6 milhões.
No encontro de ontem, Mujica citou também o objetivo de aplicar mecanismos de troca comercial em moedas locais, para "evitar a dependência de moedas duras de fora da região".
Afagando o braço de Mujica, Lula citou o superavit comercial do Uruguai em relação ao Brasil e disse: "Não vamos reclamar. É importante o desenvolvimento sustentável do Uruguai".
Entre os pontos em destaque na agenda bilateral, está a interconexão elétrica. Após dizer que precisa fazer nos oito meses que restam de mandato o que não fez em oito anos, Lula anunciou a realização de mais duas reuniões bilaterais com o Uruguai até a sua saída.


Texto Anterior: Governo anuncia hoje pacote para aumentar as exportações
Próximo Texto: Política econômica: Mantega diz que as contas públicas estão equilibradas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.