São Paulo, quinta-feira, 05 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Biocombustível pode pressionar alimento, diz FAO

DA FOLHA ONLINE

A crescente demanda por biocombustíveis vem provocando mudanças nos mercados agrícolas mundiais e pode levar a aumentos de preços dos alimentos, segundo o relatório "Panorama Agrícola 2007-2016", elaborado pela OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) e pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação).
Os atuais preços altos dos produtos agrícolas nos mercados se devem, em grande parte, a fatores temporários, como secas, diz o documento, mas a demanda da indústria do biocombustível e a redução de superávits de produção podem manter os preços acima dos níveis históricos de equilíbrio pelos próximos dez anos.
No Brasil, "com histórico de inflação alta, há o risco de que um forte crescimento das exportações faça com que os preços domésticos subam", diz o relatório. O aumento pode afetar também a criação de animais, pois algumas das matérias-primas, como o milho, são usadas como ração.


Texto Anterior: Cafezinho, chope e loteria sobem mais, diz FGV
Próximo Texto: Empresas têm até setembro para parcelar dívida do ICMS
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.