São Paulo, quinta-feira, 05 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON - mzafalon@folhasp.com.br

LOCALIZAÇÕES
A Odebrecht, a mais recém-chegada no setor sucroalcooleiro, já tem em projeto a montagem de três núcleos de produção de cana-de-açúcar. O primeiro já está definido -será no Pontal do Paranapanema (SP). Os outros dois estão programados para o sul de Mato Grosso do Sul e o sul de Goiás.

PROXIMIDADE
A proximidade desses núcleos, que devem atingir a moagem de 10 a 12 milhões de toneladas cada, é fundamental para a redução de custos da empresa. A proximidade promove uma sinergia entre as unidades, inclusive com a possibilidade de trocas de máquinas e peças.

GRANDE SALTO
Pelo menos 184 mil contratos agropecuários trocaram de mãos no mês passado na Bolsa de Mercadorias & Futuros. Esse número mostra evolução de 111% em relação às negociações de igual mês de 2006. No semestre, as negociações já somam 862 mil contratos, equivalentes a 64% de todas as do ano passado.

FINANCEIRO
O salto nessas negociações do mercado futuro elevou o valor financeiro das operações para US$ 8,6 bilhões nos seis primeiros meses deste ano. Esse valor supera em 68% o de igual período do ano passado.

DESTAQUE
Um dos grandes destaques no mercado futuro agropecuário foi o boi gordo, cujas negociações superaram em 310% as de junho de 2006. Segundo a BM&F, foram negociados 82 mil contratos, somando 276 mil nos seis primeiros meses do ano. Durante todo o ano passado, as negociações somaram 392 mil operações.

CHÁ PARA O BRASIL
As exportações de erva mate e de chá da Argentina aumentaram 16% nos cinco primeiros meses deste ano, somando US$ 15 milhões. O Brasil é um dos líderes na importação de erva mate do país vizinho, segundo o Senasa (serviço de controle sanitário do país).

FALTA BOI
A menor disponibilidade de bois prontos para abate continua forçando a alta dos preços no mercado nacional. Acompanhamento da Scot Consultoria mostra que, no mercado de Pelotas (RS), a arroba do boi gordo custa atualmente 11% mais do que no final de junho. Essa escassez atrapalha a programação de escala dos frigoríficos, diz a consultoria.

BRASIL NA JAMAICA
Devido à queda nos preços do açúcar, o governo da Jamaica decidiu vender as cinco unidades produtoras que detém. Recebeu 26 ofertas de compra, inclusive de brasileiros interessados em ficar mais próximos do mercado norte-americano. Participantes dos EUA também entraram na disputa.


Texto Anterior: Empresas têm até setembro para parcelar dívida do ICMS
Próximo Texto: Projeto incluirá tributos sobre veículos e heranças
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.