São Paulo, quinta-feira, 05 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BNDES busca parceria com europeus

DO ENVIADO ESPECIAL A LISBOA

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, foi a Lisboa, como parte da delegação brasileira à 1ª Cúpula Brasil/União Européia, de olho não no conteúdo político mas em dinheiro vivo.
Sua agenda incluía, acima de tudo, encontro com representantes do Banco Europeu de Investimentos para tentar acertar parceria com o BNDES.
As comparações que Coutinho faz mostram o tamanho do dinheiro que o atraiu à Europa: enquanto o Banco Mundial, a mais tradicional fonte de financiamentos na América Latina, dispõe de US$ 10 bilhões, seu similar europeu pode usar seis vezes isso -US$ 60 bilhões.
O contato com o banco europeu já é inovador, pois os países latino-americanos habituaram-se a recorrer ao Banco Mundial e ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), ambos na esfera de influência dos EUA. (CR)


Texto Anterior: Mandelson quer acordo UE/Mercosul em 2 anos
Próximo Texto: Fiscalização: China vê problemas em 19% dos produtos fabricados no país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.