São Paulo, sábado, 05 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Agroindústria cresce menos do que a média no 1º semestre

DA SUCURSAL DO RIO

No primeiro semestre do ano, a agroindústria brasileira cresceu 1,1% na comparação com o mesmo período de 2005. A expansão é menor que a do setor fabril (2,6%). A agroindústria havia crescido 0,5% no primeiro semestre de 2005.
Para o IBGE, os setores ligados à agricultura tiveram desempenho melhor (alta de 2%) do que os da pecuária (0,5%).
A redução da competitividade da exportação e a conseqüente retração da rentabilidade do produtor fizeram cair a produção agroindustrial, diz Fernando Abritta, da Coordenação de Indústria do IBGE.
Com a menor exportação, tiveram queda a fabricação de derivados de soja (-10,7%) e milho (-4,7%). Já a menor renda no campo afetou a indústria da fertilizantes (-1,1%) e máquinas e equipamentos (-18,7%).
Na indústria de processamento de carnes, caiu a produção de bovinos e suínos (2,8%) e de aves (3,6%). No primeiro caso, a queda é efeito do embargo aos produtos brasileiros em razão da febre aftosa. Em relação às aves, o motivo é gripe aviária, que ocasionou redução do consumo mundial de frango.
Já os destaques positivos são derivados da cana-de-açúcar (7,5%), as indústrias de celulose (6,4%) e fumo (5,4%).


Texto Anterior: Após queda industrial, alta do PIB já é revista para baixo
Próximo Texto: Para Furlan, dados de julho darão "alento'
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.