São Paulo, sexta-feira, 05 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

ALESSANDRA KIANEK - akianek@folhasp.com.br

SE O CLIMA AJUDAR
O Brasil poderá bater recorde na produção de grãos caso se confirmem as previsões da Conab. Mas o próprio órgão alerta para o risco das condições climáticas, que podem atrasar o plantio e mudar o cenário. O levantamento aponta colheita entre 134,9 milhões e 138,3 milhões de toneladas para a safra 2007/8.

BONS PREÇOS
Na comparação com a safra anterior, o crescimento da produção poderá chegar a 2,6% no intervalo inferior e 5,2% no superior. O motivo da expansão está nos bons preços dos produtos no mercado.

MAIS SOJA, MENOS FEIJÃO
A produção de soja deve crescer entre 2% e 5%, por causa dos patamares elevados dos preços. Mato Grosso, maior plantador, deve puxar a recuperação da área cultivada. Já a primeira safra do feijão deve ter redução entre 11% e 14%, devido ao clima adverso e ao baixo preço na safra anterior.

DEFLAÇÃO NO CAMPO
Após a alta de quase 4% em agosto, os preços médios recebidos pela agropecuária paulista caíram 0,8% em setembro, segundo pesquisa do IEA. Os produtos de origem vegetal subiram 1,1%, enquanto os de origem animal tiveram queda de 4,8%. Neste ano, os preços médios acumulam queda de 4%.

NOVA ESTIMATIVA
A expansão da produção de grãos e o boom do setor sucroalcooleiro levaram a Anfavea a revisar para cima a previsão de crescimento das vendas e da produção de máquinas agrícolas. Neste ano, as vendas devem crescer 40% -a estimativa anterior era de 28%. Já a produção deve aumentar 30%, contra 19% antes.

DEMANDA INTERNA
Segundo Milton Rego, diretor de relações externas da Case New Holland, "o mercado de máquinas está reagindo acima das expectativas anteriores por conta dos preços que as commodities estão alcançando, do aumento da demanda interna e da perspectiva de novo recorde para a safra de verão".

AQUISIÇÃO
O JBS-Friboi, por meio da subsidiária Swift-Armour Argentina, adquiriu o frigorífico Col Car, da Província de Córdoba, na Argentina. O valor da aquisição é de US$ 20 milhões, e a conclusão da transação está sujeita à aprovação das autoridades argentinas. O Friboi agora detém seis unidades no país, com capacidade de abate de 6.700 cabeças de gado por dia.

VACINA DO SUÍNO
A Embrapa Suínos e Aves e a Merial Saúde Animal testam novo protocolo de vacinação contra a circovirose suína. Os experimentos pretendem validar a nova vacina da multinacional no Brasil. Na Europa e Canadá, a vacina já imunizou mais de 80 milhões de leitões.


Texto Anterior: Fundo dos EUA quer sair da VarigLog, diz sócio brasileiro
Próximo Texto: Clarín busca US$ 560 mi com a venda de ações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.