São Paulo, sábado, 06 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ação do BC para derrubar taxas começou em 99

DA REPORTAGEM LOCAL

A cruzada do Banco Central contra os altos juros brasileiros começou em outubro de 1999, quando os técnicos do BC divulgaram o estudo "Juros e "spread" bancário no Brasil".
O objetivo era, a partir do estudo, começar a tomar uma série de medidas que derrubassem os juros cobrados pelos bancos dos tomadores finais -empresas e pessoas físicas.
Reduzir o custo dos empréstimos é um importante passo para garantir crescimento econômico sustentável. O nível da taxa de juros é uma das mais importantes variáveis da economia. Com taxas menores, empresas podem recorrer ao crédito e garantir investimento, e os consumidores podem financiar seus gastos.
As medidas tomadas pelo BC até agora pretendiam reduzir o "spread" -diferença entre a taxa básica de juros e a cobrada pelos bancos-, baixando o custo de seus componentes: impostos, custos administrativos dos bancos e inadimplência.
Com as medidas estudadas, o BC pode atacar pela via da oferta de crédito: com mais recursos disponíveis para empréstimos, a concorrência entre as instituições pode reduzir as margens cobradas pelos bancos, reduzindo o custo para o tomador final.


Texto Anterior: Crédito: BC deve fazer bancos emprestarem mais
Próximo Texto: Pouso suave não está garantido, diz Bier
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.