São Paulo, sábado, 06 de janeiro de 2001

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MARCA


Criação dispensaria concorrência

"PetroBrax" saiu sem licitação por ser "arte"



DA SUCURSAL DO RIO

O gerente-executivo da Unidade de Comunicação Institucional da Petrobras, Ricardo Vieira, disse ontem que o uso da cláusula de urgência para justificar a assinatura de contrato sem licitação com a empresa Und, responsável pelo projeto da marca PetroBrax, se deu porque a estatal estava em processo de internacionalização e precisava definir logo qual a marca que utilizaria.
O gerente deu outras justificativas para a dispensa de licitação. Segundo ele, além de haver poucas empresas especializadas em marcas no Brasil, a elaboração de uma nova marca é um trabalho artístico que, pela sua suposta subjetividade, permite a dispensa de concorrência.
Outra razão, segundo ele, é que, se fosse feita uma licitação para contratar a empresa, o mercado ficaria sabendo previamente que a Petrobras mudaria sua marca, atrapalhando a estratégia comercial da empresa.
O caráter de urgência permitiu que a Und fosse contratada não pela Petrobras, mas como prestadora de serviço para a Contemporânea Comunicação, uma das três agências de publicidade que detêm a conta da estatal (as outras são a DPZ e a Propeg).


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