São Paulo, sábado, 06 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Recall mundial da Honda afeta 187 mil carros no Brasil

Falha em interruptor de vidros elétricos pode atingir 62% dos Fit já produzidos no país

Defeito pode provocar risco de incêndio; no Brasil, esse é o quinto recall da montadora japonesa e o maior desde que ela se instalou no país, em 97


PAULO DE ARAUJO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Honda confirmou ontem que o recall mundial anunciado na semana passada afeta o Brasil. No país, a campanha envolve 186.902 veículos do modelo Fit, que podem apresentar um defeito no interruptor dos vidros elétricos e, em alguns casos, oferecer risco de incêndio. Esse é o quinto recall da companhia no Brasil e o maior desde que chegou ao país, em 1997.
Os proprietários dos veículos convocados devem comparecer a qualquer concessionária da marca a partir do próximo dia 10. O reparo, oferecido gratuitamente e que pode ser feito até 10 de agosto, consiste na aplicação de uma proteção plástica no interruptor que comanda os vidros para evitar a entrada de umidade no sistema e um possível curto-circuito.
A campanha envolve 62% das cerca de 300 mil unidades do Fit já produzidas no país desde 2003.
Na semana passada, a Honda anunciou a convocação de 646 mil veículos Fit e City (que não foi incluído na campanha brasileira) em campanha que abrange países da Europa, da América do Norte, da África, da Ásia e da América do Sul.
Três casos de incêndio causado pelo defeito foram registrados, sendo dois nos Estados Unidos e um na África do Sul, onde um bebê de dois anos morreu na Cidade do Cabo em setembro do ano passado quando o carro em que ele dormia pegou fogo. No Brasil, segundo a montadora, não há ocorrências do tipo.
Para Luiz Carlos Mello, coordenador do CEA (Centro de Estudos Automotivos) e ex-presidente da Ford no Brasil, uma parcela dos consumidores pode ficar receosa em relação à marca após a convocação do recall, mas não há expectativa de uma retração significativa nas vendas da montadora.
"No primeiro momento, alguns consumidores ficam mais cautelosos, mas, se as devidas providências são tomadas e não há uma repetição exagerada do problema, o efeito não é desastroso", afirmou.
O maior recall da indústria automotiva no Brasil foi anunciado pela General Motors no final dos anos 1990. Na ocasião, foi afetado 1,3 milhão de carros da linha Corsa.
No Brasil, a Honda encerrou 2009 como a quinta maior montadora, com 4,18% de participação de mercado, de acordo com a Fenabrave (associação que reúne os concessionários). No ano passado, a Honda vendeu no país 125.869 veículos. Internamente, são produzidos os modelos Fit, City e Civic, mas a montadora importa o Accord (do Japão) e o CR-V (do México).


Texto Anterior: Análise: O desgaste das periferias
Próximo Texto: Presidente da Toyota pede desculpas por defeitos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.