São Paulo, sábado, 06 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo tentará ajudar empresa, diz Mantega

DA REPORTAGEM LOCAL

O governo tentará impedir o fechamento de fábricas e postos de trabalho da Volks, disse ontem o ministro Guido Mantega, da Fazenda. "A nossa preocupação é impedir que a Volks feche as portas ou que diminua a produção no Brasil. E eu acho que nós poderemos achar a solução para isso."
Por enquanto, tudo o que o governo tem é a intenção de tentar ajudar. Mantega diz que não há nenhum plano, já que o anúncio do fechamento de fábrica e postos de trabalho havia sido feito no dia anterior. "Agora entraram no circuito ministros e autoridades."
Ele diz avaliar que faz sentido algum tipo de intervenção estatal para manter investimentos e empregos no setor automobilístico por vários fatores. Mantega mencionou desde a importância relativa da cadeia de produção do setor automotivo até o fato de não existirem problemas estruturais no setor, na avaliação dele.
"Temos condição [de tentar impedir o fechamento de fábricas da Volks] porque a indústria automobilística ganhou muita competitividade nos últimos tempos. Ela evoluiu muito e vários modelos já estão sendo feitos no Brasil. Modelos novos, com tecnologia brasileira, engenheiros brasileiros."
Para ele, os problemas enfrentados pelo setor, que reclama muito da perda de rentabilidade por conta da valorização do real, são "um problema circunstancial, momentâneo. Tem muito a ver com a situação do câmbio nesse momento".
O ministro disse que deve reunir-se com representantes do setor na próxima semana. O ministro Luis Fernando Furlan (Desenvolvimento) já se reuniu com empresários e executivos nesta semana. Mantega lembrou que ele mesmo criou, no BNDES, linha para exportação de veículos. Disse que não há o risco de o banco perder com a crise da indústria automotiva.
"Não é uma situação de competitividade, as empresas são competitivas, tanto que elas estavam aumentando as exportações, e eu acredito que nós temos condições de contornar isso de modo a manter uma indústria automobilística forte no Brasil." (MARCELO BILLI)


Texto Anterior: Veículos: Paraná pode rever incentivo dado à Volks
Próximo Texto: Tensão entre vizinhos: Morales negocia com empresa espanhola
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.