São Paulo, sábado, 06 de julho de 2002

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Empresa lançará dois modelos no Brasil e investirá R$ 3 bi até 2006

DO ENVIADO ESPECIAL A BELO HORIZONTE

A Fiat Automóveis pretende lançar 20 modelos de veículos na Europa até o final do primeiro semestre de 2003. Seu portfólio de produtos está antiquado em relação à concorrência. No Brasil, Volkswagen, Ford e GM tomaram também a dianteira no lançamento de modelos, como o Polo e o novo Fiesta.
O superintendente da Fiat Automóveis no Brasil, Alberto Ghiglieno, afirmou ontem, no entanto, que dois modelos já têm seus lançamentos confirmados por aqui. O Stilo, veículo que vai competir com modelos como Focus, da Ford, e um novo automóvel de porte médio. Este disputará o nicho de mercado do Scénic, da Renault, bastante procurado por motoristas casados e com filhos.
"Vamos investir R$ 3 bilhões em novos produtos e em equipamentos para as linhas de produção até 2006", afirmou Ghiglieno. O Stilo, lançado na França em fevereiro passado, chegará às concessionárias Fiat ainda neste semestre. O prazo para o lançamento do automóvel de porte médio não foi divulgado.
Segundo a Fiat, a família Palio e o Uno Mille não têm data para sua substituição. Depois de liderar durante meses as vendas de veículos no Brasil, a Fiat perdeu em junho a posição para a Volkswagen. A participação da Fiat caiu de 35,48% para 32,06% de maio para junho. O mercado como um todo amargou uma retração 6,5% no período.
Ghiglieno negou, no entanto, que a queda nas vendas de automóveis resulte em dispensas dos 9.000 empregados da unidade de Betim, na Grande Belo Horizonte. "Por enquanto, não vemos necessidade para isso". A partir do próximo dia 17, cerca de mil trabalhadores entram em férias coletivas de dez dias na Fiat. Outros mil trabalhadores já tinham entrado em período de licença.(LV)


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