São Paulo, terça-feira, 06 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banco Central está alerta contra ameaça inflacionária, diz Meirelles

DA FOLHA ONLINE

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse que a instituição está atenta a possíveis ameaças inflacionárias. Sem fazer comentários sobre índices divulgados nos últimos dias, Meirelles afirmou que as variações de preços serão alvo de análises mais detalhadas do Copom (Comitê de Política Monetária) do BC.
"Os índices [de inflação] intra-reuniões do Copom são esses que o BC sempre olha e faz avaliações. Fazemos uma avaliação geral e tomamos uma decisão que é expressa na ata do Copom", disse Meirelles, que recebeu o prêmio de "Bem-Sucedido de 2004".
Meirelles evitou comentar o resultado do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe, que mostrou que a inflação do município de São Paulo atingiu 0,92% em junho, na maior variação mensal desde fevereiro de 2003.
"Como qualquer Banco Central do mundo, o BC brasileiro está sempre alerta para a inflação."
Segundo Meirelles, o país adotou uma "política macroeconômica equilibrada e bem-sucedida", que "dá condições para que o país cresça no seu potencial".
A prova do sucesso dessa política macroeconômica seria a forma como o país enfrentou a elevação do juro norte-americano. "O Brasil tem fundamentos sólidos macroeconômicos, o que faz com que o nível de capacidade de lidar com a volatilidade dos mercados internacionais e mudança nos patamares de preços seja melhor hoje do que no passado", disse.
Outra prova seria o fato de o país estar crescendo "há quatro trimestres consecutivos". Para ele, é preciso hoje mais do que uma política macroeconômica bem-sucedida. "Temos de fazer reformas microeconômicas, aumentar investimentos em áreas fundamentais e criar condições para aumento da capacidade produtiva para o Brasil crescer mais."


Texto Anterior: Luz e telefone devem manter peso no índice
Próximo Texto: Opinião econômica: Virtus in medium
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.