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São Paulo, quarta-feira, 06 de agosto de 2003

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Especialista não crê que vendas subam muito

DA REPORTAGEM LOCAL

A redução de três pontos percentuais no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos carros deve "corrigir" a retração do consumo causada pelo próprio anúncio de possível diminuição no imposto, há dois meses.
Mas a queda não deve alavancar vendas em grande escala, segundo especialistas ouvidos pela Folha.
"A queda no IPI é importante para eliminar a tensão que antecedeu o anúncio. Mas o consumo está tão em baixa que essa redução não vai solucionar o problema", acredita o consultor especializado André Beer.
"Tenho receio que a queda no IPI [anunciada ontem] não seja suficiente", concorda Daniel Coradi, diretor da EFC (Engenheiros Financeiros & Consultores).
Gilmar Lourenço, coordenador do Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), acredita que a redução foi uma "resposta política" do governo: "O desemprego está muito alto".
Por outro lado, Júlio Sérgio Gomes de Almeida, diretor-executivo do Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial), lembra que a ajuda emergencial para a indústria automobilística foi necessária, já que esse setor, assim como construção civil e saneamento, "gera emprego e tem impacto em toda uma cadeia produtiva". (JAD e MP)


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