São Paulo, sábado, 06 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula diz que financiará 5 novas fábricas de cimento

Presidente afirma que está faltando produto no país

DA AGÊNCIA FOLHA, EM FLORIANÓPOLIS

Na próxima semana, o governo federal anuncia uma linha de crédito especial para financiar cinco novas indústrias de cimento no país. A informação foi dada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ontem, em Florianópolis.
O presidente não deu detalhes de como será o investimento, mas disse que estuda o assunto com o ministro Guido Mantega (Fazenda). A construção civil vive uma crise de oferta de cimento.
De acordo com Lula, anteontem, Mantega o informou de que a indústria brasileira atingiu sua capacidade produtiva máxima dos últimos 30 anos, na marca de 87%. E que, se não houver investimento, "corremos o risco de ter uma demanda maior do que a oferta, e aí tudo vai para o "quiabo" outra vez, porque a inflação volta, o mercado paralelo surge".
O presidente apontou a crise do cimento como exemplo, para então dizer que anuncia as cinco novas fábricas na próxima semana.
"É só ver a questão do cimento, que está faltando no país. Poderia ser bom dizer: "Está faltando porque está crescendo". Mas eu quero que cresça. É por isso que na semana que vem terei um anúncio de cinco novas fábricas de cimento que serão construídas no nosso país", afirmou o presidente.
Lula disse que a construção civil passou 26 anos "crescendo zero ou 0,3%", mas que, agora que recupera seu padrão de crescimento, "a gente descobriu que não tem pedreiro, não tem azulejista e não tem engenheiro". (MARI TORTATO)


Texto Anterior: Governo reduz Imposto de Importação de máquinas
Próximo Texto: Na justiça: PT quer suspender avaliação do patrimônio de São Paulo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.