São Paulo, quarta-feira, 07 de janeiro de 2004

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No país, empresa eleva preços para aumentar receita

ADRIANA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

A Parmalat do Brasil opera há cinco anos (de 1998 a 2002) no prejuízo. Para recuperar as margens de lucro perdidas, a direção da empresa decidiu aumentar os preços de suas mercadorias no país. A "recuperação nos preços", diz a empresa, foi planejada de forma a poder garantir a rentabilidade de suas operações.
A estratégia afastou consumidores e levou a companhia a vender uma quantidade menor de certos produtos. Em alguns segmentos, ela conseguiu ampliar sua receita, mas perdeu participação de mercado.
O segmento de leite longa vida, por exemplo, apresentou redução no faturamento de julho a setembro de 2003, sobre 2002, em razão dessa decisão de recuperar margens e reajustar preços à custa de queda nos volumes.
A estratégia é explicada pelo grupo em seus balanços.
Nas áreas de biscoitos, creme de leite, leite em pó e sucos também houve uma "leve recuperação no preço de venda", além de uma mudança no mix de produtos. Resultado: a receita com esses itens subiu, mas, de novo, o volume vendido caiu.


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