São Paulo, segunda-feira, 07 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Multimercados decepcionam em 2007

Categoria de fundos de investimento teve desempenho fraco no ano em que a Bolsa de Valores foi novamente destaque

Fundos do segmento com renda variável deram, em média, ganho de 11,76%, menos do que obtiveram os de renda fixa e os DI

MARIA CRISTINA FRIAS
DA REPORTAGEM LOCAL

Os fundos multimercados tiveram, na média, mais um ano de desempenho relativamente fraco em 2007. Em um ano em que a Bolsa quase só subiu e o dólar caiu, esperava-se retorno melhor dessas aplicações.
Fundos multicarteiras com renda variável (com ações da Bolsa) e fundos multimercados sem renda variável e com alavancagem (com maior risco) renderam, em média, respectivamente, 11,76% e 3,17% no ano, menos que o CDI, que deu 11,82% no período. Ficaram também atrás da média de fundos de renda fixa, 12,21%, e até dos fundos referenciados DI, que acumularam rentabilidade no ano de 11,77%.
Outras categorias de fundos multimercados, os que não têm renda variável nem alavancagem, e os que têm renda variável e alavancagem encerraram o ano com rentabilidade média de 16% e de 13,41%. Os dados de rentabilidade nominal (não descontam a inflação) são da Anbid (Associação Nacional dos Bancos de Investimento).
Muito comercializados pelos bancos, os fundos multicarteiras têm atraído, nos últimos anos, muitos recursos, inclusive de pequenos investidores.
Os multimercados podem aplicar seus recursos em diferentes segmentos -ações, papéis que rendem juros, câmbio e outros. O fundo alavancado admite perda superior ao patrimônio. Na média, os multimercados deram rentabilidade em torno de 18,23% em 2006.
"O retorno sofrível dos multimercados mostra que a principal fonte de valor agregado desses fundos é a renda fixa prefixada, que sofreu muito no segundo semestre", afirma Marcelo Guterman, professor do Ibmec. "Na média, esses fundos usam muito pouco do risco Bolsa/dólar, preferindo ficar no prefixado, por ser menos arriscado. E o "pré" no último ano foi ruim."
A Bolsa, por sua vez, acumulou alta de 43,65% em 2007. Gestores, porém, sugerem comparar a rentabilidade dos multimercados ao retorno do CDI, mesmo que invistam em ações. A renda variável, dizem, costuma ser usada em investimentos pequenos e de curta duração.
Fundos long and short (de ações e derivativos) e balanceados (que têm um percentual limitado de aplicação em ações e outros ativos) renderam, em média, respectivamente, 11,78% e 14,75%.


Texto Anterior: Estudante opta pela Bolsa para completar renda
Próximo Texto: Dicas FolhaInvest
Em cenário incerto, corretoras preferem manter as sugestões

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.