São Paulo, quinta-feira, 07 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Analistas esperam fluxo menor em 2010

TONI SCIARRETTA
DA REPORTAGEM LOCAL

O otimismo com o Brasil pode até aumentar neste ano, mas o mercado de câmbio prevê um fluxo de recursos estrangeiros ligeiramente menor em 2010.
E por vários motivos: a balança comercial deve reduzir pela metade o seu saldo, os investimentos diretos podem desacelerar, a Bolsa tem espaço menor para alta; juros maiores nos EUA e Europa devem segurar recursos nesses países.
"Havia muito euforismo e agora vamos entrar em uma fase de otimismo. Tudo isso vai se acomodando e consolidando uma outra visão", disse Sidnei Nehme, da corretora NGO.
Para Mirian Tavares, diretora da corretora AGK, a possibilidade de que o Tesouro Nacional também compre dólares para o Fundo Soberano deve conter eventuais pressões a favor do real.
"O Fundo Soberano está aí para ser composto. Se houver uma avalanche de ingresso de recursos, o Tesouro vai comprar, provavelmente, via Banco do Brasil. Não sabemos como vai ser, mas é provável que eles deem uma sinalização", disse.
Segundo Nehme, bancos e investidores estrangeiros estão reposicionando suas apostas no mercado futuro, ampliando espaço para a alta do dólar.
Uma alta do dólar também dilui o ganho na Bolsa para o estrangeiro. Se o Ibovespa chegar a 80 mil pontos (está em 70,7 mil), terá alta de 16,6% em reais no ano -para o estrangeiro, será só de 10,1% se o dólar fechar o ano pouco acima de R$ 1,85. Em 2009, a Bolsa subiu 145% em dólar.


Texto Anterior: Em 2009, BC comprou 95% dos recursos
Próximo Texto: Regra deve facilitar exportações para as pequenas empresas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.