São Paulo, quinta-feira, 07 de fevereiro de 2008

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Yahoo! diz que estuda alternativas à Microsoft

Para analistas, entretanto, restam poucas saídas à vista

CHRIS NUTTALL
RICHARD WATERS

DO FINANCIAL TIMES

Jerry Yang, presidente-executivo do Yahoo!, tentou ontem melhorar o cadente ânimo dos funcionários da empresa dizendo-lhes, em e-mail, que várias alternativas à oferta de compra feita pela Microsoft estão sendo estudadas. Foi dessa forma que Yang quebrou quatro dias de silêncio após a proposta hostil de US$ 44,6 bilhões colocada pela Microsoft. "Nenhuma decisão a respeito da oferta foi tomada", afirmou. "A diretoria está avaliando com cuidado uma vasta gama de potenciais opções estratégicas em um panorama que é complexo e ainda está em desenvolvimento."
Yang não forneceu detalhes sobre quais seriam as outras possibilidades para o Yahoo!, porém a lista de saídas está encolhendo a cada dia, já que não houve nenhum contato por parte da gigante News Corporation, do magnata Rupert Murdoch, e da rede de televisão NBC, as quais poderiam eventualmente acenar com uma parceria. A Comcast Corporation -maior empresa de TV a cabo dos EUA- e a telefônica AT&T também não parecem estar interessadas.
O e-mail do executivo veio em um momento em que crescem as vozes dentro da empresa reclamando de baixo moral, falta de liderança e de uma possível estagnação no desenvolvimento de produtos na companhia, cuja sede se localiza no Vale do Silício, na Califórnia. Os sentimentos dos empregados foram amplificados por Barry Diller, presidente da rival InterActive Corporation. Ele falou a analistas em uma teleconferência, ontem, sobre os seus resultados no último trimestre. "Não acho que muitas pessoas no Yahoo! estejam se concentrando bastante em inovação neste momento. Creio que o mesmo ocorre com a Microsoft", comentou. Diller acrescentou que a ferramenta de busca da sua empresa, chamada Ask, deve se beneficiar de tal distração da Microsoft e do Yahoo!.
Na sua mensagem, o CEO Yang mencionou um novo produto que foi lançado pela Zimbra, subsidiária do Yahoo! para programas de e-mail, e comunicados a serem feitos durante o congresso Mobile World, que acontece na próxima semana em Barcelona, na Espanha, como evidências de que a empresa está mantendo o seu ritmo.
Ele ressaltou que a diretoria irá "ter o tempo que for necessário para fazê-lo [o estudo da situação] corretamente". "Contratamos consultores de renome para auxiliar no processo", frisou ainda.
O Yahoo! está sendo aconselhado pelos bancos de investimento Goldman Sachs e Lehman Brothers e pelo escritório de advocacia Skadden Arps. A firma de relações públicas Abernathy McGregor encarrega-se das comunicações ao público e do trato com a imprensa.
No entanto a demora do Yahoo! em responder diretamente à proposta feita pela Microsoft na última sexta-feira sugere que a companhia tem poucas alternativas realistas, na opinião de especialistas nesse mercado.
Mark Mahaney, analista do segmento de internet do Citigroup, desenhou, em relatório, cinco cenários possíveis para o Yahoo!. Ele explicou que o mais provável é que o Yahoo! acabe rejeitando o lance da Microsoft, porém aceite, posteriormente, uma oferta mais alta, apesar de haver também uma grande chance de que a proposta existente seja agarrada. O segundo cenário mais provável, na avaliação de Mahaney, seria o Yahoo! fazer uma terceirização da sua ferramenta de buscas com o Google para melhorar o seu faturamento.

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