São Paulo, quarta-feira, 07 de abril de 2010

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Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON - mauro.zafalon@uol.com.br

SOJA PLUS
Antecipando-se às exigências do mercado, principalmente do europeu, entidades ligadas à produção, industrialização, exportação e sustentabilidade estão montando um programa de gestão ambiental e social, chamado de Soja Plus.

ACESSÍVEL E SIMPLES
O programa será simples, acessível, economicamente viável e atenderá às demandas do mercado. "Não queremos complicar a vida de ninguém", diz Carlo Lovatelli, da Abiove.

OBJETIVOS
O programa é voluntário e o produtor terá uma certificação, após cumprir 46 requisitos -ambientais, de responsabilidade social, de sustentabilidade e de boas práticas agrícolas.

E O PRODUTOR?
Para cumprir os requisitos há custos. "E o que o produtor ganha com isso?", pergunta Ricardo Arioli, da Aprosoja. Lovatelli acredita em dois pontos de ganho: financiamento subsidiado e maior valor da soja.

APOIO BANCÁRIO
Lovatelli acredita no financiamento subsidiado porque os bancos adotam a sustentabilidade. Ele não descarta a participação do BNDES e da Apex.

NÃO CUMPRIRAM
Seis meses após assinar um acordo para mapear fornecedores, o Greenpeace diz que os frigoríficos não atingiram a meta. Os frigoríficos dizem que cumpriram 80% e que o restante está demorando porque o avanço não depende só deles, mas, inclusive, de dados do governo.

TEM DE SAIR
Está difícil para o país exportar milho, mas parte do produto tem de ser exportado, segundo Felicio Aguiar, da Anec. Apesar da alta no consumo interno, a sobra pode complicar mais adiante porque novas safras virão.

CLIMA ATRAPALHA
Apesar da antecipação da safra de soja e da boa produtividade obtida no país, o que mais atrapalha o setor exportador é o clima, e não a ineficiência dos portos, que vem sendo corrigida ano a ano, diz Aguiar.

EM ALTA
À espera da nova safra, a oferta de feijão é menor. Os preços respondem com aumento. Em algumas regiões de São Paulo, a saca do produto já atinge R$ 160. No Paraná, chega a R$ 130.

PARCERIA ITALIANA
A Miolo dá mais um passo nas parcerias internacionais. Após desembarcar no Chile, na Argentina e na Espanha, agora faz parceria com duas empresas italianas: a Giovanni Rosso, de Piemonte, e a Podere San Cristoforo, da Toscana.

VENDAS DA BAYER
A Bayer CropScience registrou vendas de R$ 2 bilhões em 2009, 9% acima das de 2008.


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