São Paulo, quarta-feira, 07 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercado brasileiro tem potencial para crescer

DA REPORTAGEM LOCAL


O número de habitantes por veículo nas regiões Sul e Sudeste do Brasil é superior ao registrado em países do Mercosul. Em Estados como São Paulo e Rio de Janeiro há seis pessoas para cada automóvel, sendo que, em média, há 7,8 habitantes para cada veículo nos países que compõem o bloco econômico.
Os dados fazem parte de relatório do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) sobre o setor, obtido pela Folha. O estudo foi finalizado em abril, e parte dos dados tem como principal fonte a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
Os norte-americanos têm o melhor índice: há 1,2 habitante para cada automóvel. Nos países da Europa, a média é dois habitantes para cada veículo. Na América do Sul, porém, o índice médio é semelhante ao do Paraguai: dez pessoas para cada automóvel.
Nos últimos anos, segundo o relatório, a América do Sul renovou sua indústria automobilística e tem aumentado sua participação na produção mundial. Brasil e Argentina respondem por 92% da produção na região.
O mercado brasileiro é o mais significativo, chegando a um total de vendas quatro vezes maior que o mercado argentino.

Importação
Com a redução da tarifa de importação de veículos na região nos últimos anos, houve um crescimento na entrada de itens no Uruguai e Argentina. O primeiro é atendido quase totalmente por importações, informa o relatório.
No Uruguai, as exportações atingiram 97% da produção em 98. No Brasil, essa participação tem variado de 24% a 18%.


Texto Anterior: Reajuste do aço em até 18% irrita a Anfavea
Próximo Texto: Aquisição: Bestfoods é vendida por US$ 24,3 bilhões
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.