São Paulo, domingo, 07 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exportadoras ganham com dólar caro

DA REPORTAGEM LOCAL

As ações de empresas exportadoras foram na contramão do mercado acionário paulista no primeiro semestre do ano. Os papéis dos setores de mineração, metalurgia e papel e celulose lideraram as altas no semestre na Bovespa, enquanto telecomunicações e energia elétrica amargaram as maiores perdas.
Na avaliação de analistas, a recente escalada do dólar aumentou o apetite dos investidores pelos papéis de empresas exportadoras. Enquanto a Bovespa desabou 18% no primeiro semestre, as ações do setor de mineração dispararam 41%. As de papel e celulose subiram 22,7%, e as de metalurgia, 15%.
"As exportadoras se tornaram atrativas pelas projeções de maiores lucros após a alta da moeda norte-americana. Já as teles desabaram por, dentre outros motivos, terem grandes dívidas em dólares", diz o diretor de renda variável do Bank Boston Asset Management, Júlio Ziegelmann.
As ações preferenciais da Belgo Mineira tiveram valorização de 60% no primeiro semestre. O papel PNB da Aracruz subiu 45% no período. Na outra ponta, o recorde de queda no período ficou nas mãos de empresas de telecomunicações. O setor recuou 17,6% no semestre. As ações do setor de energia elétrica foram as segundas que mais perderam, com baixa de 11,4%. Na lideranças das desvalorizações no período, ficaram os papéis preferenciais da Embratel Participações, que desabaram 78% até junho.
Segundo a Bovespa, o escândalo da fraude de balanços que envolveu a WorldCom, controladora da Embratel, assustou os investidores e prejudicou ainda mais a empresa brasileira.
Outros papéis de peso no Ibovespa -o principal índice da Bolsa paulista- recuaram para níveis baixíssimos. As ações PN da Telesp Celular Participações caíram 48% no período.
"O setor de telecomunicações se tornou extremamente barato com as perdas dos últimos meses. O que assusta é que já há ações de primeira linha com valor de papéis de segunda ou terceira linha", afirma Ziegelmann. (FV)


Texto Anterior: Eleição mantém instabilidade na Bolsa em 2002
Próximo Texto: Vale dispara na turbulência, Petrobras cai
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.