UOL


São Paulo, quinta-feira, 07 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fundos de renda fixa americanos registram maior perda em 16 anos

DA REDAÇÃO

Julho foi o pior mês dos últimos 16 anos para os fundos mútuos de investimentos em renda fixa nos EUA. Segundo a consultoria Lipper, as perdas foram de 2,5%. A desvalorização, a mais acentuada desde abril de 1987, se explica pela brutal queda nos preços dos títulos do Tesouro. No ano, a perda acumulada é de 0,1%.
Os papéis têm perdido valor basicamente por dois motivos: a perspectiva de recuperação econômica e o desequilíbrio nas contas do governo. Ambos os fatores elevam os juros futuros.
A desvalorização dos papéis provocou aumento nas taxas pagas pelos títulos. Quando o preço cai, os juros sobem, e vice-versa.
Há dois meses, os títulos com vencimento em dez anos, os mais negociados, atraíam grande número de investidores. Assim, seus preços subiram, e os retornos caíram ao menor nível em 45 anos -3,11% ao ano.
Mas, desde então, houve uma queda na procura por esses papéis, o que provocou aumento nas taxas de retorno. Os juros pagos pelo papéis de dez anos agora estão em torno de 4,5%. O avanço nos juros futuros foi o mais rápido em quase 20 anos.
Ontem houve um bem-sucedido leilão de títulos do Tesouro (os "Treasuries" ou "T-Bonds") com vencimento em cinco anos. A demanda foi bem maior que a oferta, que foi de US$ 18 bilhões, devido sobretudo ao interesse de bancos centrais de outros países.
O bom resultado do leilão ajudou a reduzir um pouco os juros futuros nos EUA.


Texto Anterior: Integração: Alca está fora dos trilhos, diz órgão do Congresso dos EUA
Próximo Texto: Aplicações: Fundos de investimento voltam a ter perdas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.