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São Paulo, domingo, 07 de setembro de 2003

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PREVIDÊNCIA

Acompanhamento pela rede facilita a obtenção de informações pelo trabalhador que pediu algum benefício ao INSS

Segurado pode checar processo pela internet

DA REPORTAGEM LOCAL

Os segurados da Previdência Social que pediram algum benefício ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) podem verificar o andamento dos processos pela internet. O serviço destina-se tanto àqueles que estão para ser concedidos como àqueles que estão sendo revisados.
Para conferir seu processo, o segurado deve acessar o site www.previdenciasocial.gov.br, clicar em "Serviços" e, a seguir, em "Andamento de processos".
O segurado terá a opção de escolher entre a concessão ou a revisão do benefício. Ele terá de informar o número do benefício e clicar em "Consulta". O sistema faz uma consulta ao banco de dados e informa a situação do benefício.
O serviço foi criado para facilitar o acesso dos segurados à situação do benefício sem precisar ir a uma unidade da Previdência. Além disso, o segurado pode manter contato com o INSS durante 24 horas, todos os dias da semana. Para obter outros esclarecimentos o segurado pode ligar para o PrevFone (0800-780191).
Pela internet o segurado que mudou de endereço também pode informar ao INSS seu novo domicílio. A atualização é feita de modo simples e rápido.
No ícone "Serviços" o segurado pode escolher entre "Atualização de endereço de aposentado e pensionista" ou "Atualização de endereço de segurado e pessoa física". A partir daí bastará seguir as instruções.

Dúvidas
O INSS também criou um canal de comunicação direta com os segurados que pretendem esclarecer dúvidas sobre assuntos relacionados à Previdência Social (concessão de benefícios, pagamento de contribuições etc.).
Após acessar o site, o segurado verá, no centro da tela do seu computador, acima da inscrição "Previdência Social", três pequenos desenhos. O do centro, que mostra um envelope visto pela parte de trás, corresponde ao ícone "Fale conosco".
Após clicar nesse ícone, o segurado precisa fornecer alguns dados básicos, como nome, e-mail, endereço, além da organização e do assunto em pauta. É fundamental, também, que o segurado detalhe sua queixa ou dúvida para viabilizar mais rapidamente uma solução por parte da Previdência. As questões levam até 30 dias, no máximo, para serem respondidas. Se houver necessidade de prazo maior, o INSS informa ao segurado também por e-mail.
O serviço foi idealizado para oferecer uma alternativa aos segurados que desejam entrar em contato com a Previdência mas não têm tempo disponível para ir a uma agência do órgão.


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