São Paulo, quinta-feira, 07 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produtividade maior acelera países asiáticos

DA REPORTAGEM LOCAL

O aumento da produtividade ano a ano tem sido a chave para o crescimento acelerado das economias asiáticas. Esse incremento está relacionado a taxas maiores de poupança, educação e a um aprimoramento contínuo dos sistemas de financiamento às empresas.
Segundo o FMI, a renda per capita na Ásia cresceu sete vezes entre 1950 e 2005, reduzindo rapidamente seu desnível em relação aos EUA, por exemplo. Mas a região continua tendo grandes disparidades.
Em Bangladesh, por exemplo, a renda per capita é de US$ 3.000/ano. Em Cingapura, US$ 33.000. Cerca de 20% da população total da região (cerca de 700 milhões de pessoas) ainda vivem em níveis considerados extremamente pobres.
Entre 1970 e 2005 os maiores avanços ficaram concentrados entre os países que deram saltos na produtividade.

Ranking
Segundo o ranking "Índice Fiesp de Competitividade das Nações", divulgado na semana passada e que avalia 43 economias, há sete asiáticos em situação bem melhor que a do Brasil, que ficou na 38ª posição.


Texto Anterior: FMI prevê ritmo menor para venda de produtos agrícolas
Próximo Texto: Governo estuda novas medidas que visam estimular o crédito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.