São Paulo, terça-feira, 07 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Região estuda elevar garantia dos depósitos

DA EFE

Os ministros das Finanças dos 15 países da zona do euro chegaram a um acordo para mais que dobrar os 20 mil dos depósitos garantidos nos bancos da região, de acordo com membro do governo espanhol. A medida, no entanto, precisa do respaldo dos 27 países que fazem parte da União Européia.
Na saída da reunião, o representante espanhol, Pedro Solbes, disse que os ministros estão de acordo em "aumentar substancialmente" o valor mínimo dos depósitos garantidos. De acordo com a legislação atual, os governos dos países da União Européia devem garantir pelo menos 20 mil dos depósitos nas instituições, ainda que alguns países tenham um limite maior.
O dirigente espanhol não disse qual o montante que estava sendo discutido, mas afirmou que era "claramente maior" que os 40 mil propostos recentemente pelo presidente da Comissão Européia (o braço executivo do bloco), o português José Manuel Durão Barroso.
A Irlanda foi o primeiro país a afirmar, na semana passada, que garantirá todos os depósitos nos bancos locais, depois que a Bolsa caiu 13% com os temores sobre a situação das instituições.


Texto Anterior: Crise põe em risco a UE, prevêem analistas
Próximo Texto: "Melhor aluno", Alemanha passa rápido das luzes para as sombras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.