São Paulo, terça-feira, 07 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON - mzafalon@folhasp.com.br

RECEITAS COM CAFÉ
As exportações brasileiras de café somaram 19,99 milhões de sacas de janeiro a setembro e trouxeram US$ 3,26 bilhões para o país. O volume exportado neste ano ficou 2% abaixo do de igual período de 2007, mas as receitas avançaram 19%.

SETEMBRO BOM
"O volume exportado em setembro foi bom, refletindo a normalização dos fluxos de comercialização da safra que, neste ano, teve atraso em razão das floradas tardias", diz Guilherme Braga, diretor geral do Cecafé. As exportações deste ano devem ficar em 27 milhões de sacas.

SEM PRESSÃO 1
A pressão do boom das commodities agropecuárias do primeiro semestre, que transferiu ônus para o bolso dos consumidores, está se invertendo nas últimas semanas. É o que mostra acompanhamento de preços do Instituto de Economia Agrícola, da Secretaria paulista de Agricultura.

SEM PRESSÃO 2
Em maio, os preços recebidos pelos produtores paulistas subiram 5,49%, puxados principalmente pelo produtos de origem animal, que ficaram 9,2% mais caros. No setor de grãos, as maiores pressões vieram de arroz (21%) e trigo (7%).

VOLTAM AS QUEDAS
Em setembro, pelo segundo mês consecutivo, os preços recebidos pelos produtores paulistas voltaram a recuar. Neste mês, o recuo foi de 2,41%, puxado pelas quedas de milho (8,2%), laranja (16%), trigo (20%) e batata (47%).

GASTOS MAIORES
As importações diárias de adubos e fertilizantes recuaram para US$ 55 milhões, em média, na primeira semana deste mês, com queda de 5,2%. Apesar desse recuo, os gastos do país no setor ainda estão 90% acima dos de outubro de 2007.

QUESTÃO DE DEMANDA
Alguns produtores já começam a pagar menos por adubos e fertilizantes. A queda se deve, segundo eles, à adequação das revendedoras ao cenário ruim para o setor daqui para a frente.

NÃO CHEGA
Segundo um produtor, grande consumidor de adubos e fertilizantes, as entregas de adubos não chegam às estimativas das indústrias neste ano. "Não passam de 23 milhões." Quem não comprou dificilmente vai comprar com este cenário tão ruim, diz ele.

RECORDE
A safra de soja deve atingir 61,7 milhões de toneladas de soja, 3% acima da de igual período anterior. Esse volume, no entanto, é 3,4% inferior ao que se previa em setembro, segundo a Céleres.


Texto Anterior: Crédito mais escasso tira força do varejo neste Natal
Próximo Texto: Petrobras reavalia plano estratégico devido à crise
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.