São Paulo, quarta-feira, 07 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Stiglitz vê "euforia irracional"

DA BLOOMBERG

O Nobel de economia Joseph Stiglitz disse ontem em Istambul que a alta das Bolsas prova que os investidores vêm dando mostras de "euforia irracional" em torno de uma possível recuperação.
Ele citou o mercado de imóveis e a incapacidade dos consumidores de manterem-se em dia com as dívidas dos cartões de crédito devido ao crescimento do desemprego. "Há um risco muito grande de que os mercados estejam sendo irracionalmente eufóricos."
Seus comentários vão ao encontro dos de Nouriel Roubini, professor da Universidade de Nova York, que crê que "os mercados subiram demais, cedo demais, rápido demais", e aos de George Soros.
O desemprego nos EUA continuará subindo, disse Stiglitz, e deve ser foco de novas intervenções. O país fechou 7,2 milhões de postos desde o início da crise. Economistas estimam que a taxa de desocupação chegue a 10% até o fim do ano.


Texto Anterior: Santander leva até R$ 14 bi em oferta recorde
Próximo Texto: Operação derruba dólar e impulsiona Bolsa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.