São Paulo, terça-feira, 08 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVIAÇÃO

Marca nacional amplia ação da empresa

Embraer faz anúncio de aquisição nos EUA

MARCELO CLARET
FREE-LANCE PARA A FOLHA VALE

A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica), de São José dos Campos, anunciou a compra da unidade da Celsius Aerotech, uma empresa especializada na manutenção de aviões, localizada na cidade de Nashville, no Tennessee, Estados Unidos.
Ontem, a Embraer iniciou uma auditoria nas instalações da companhia para traçar um raio-x da situação financeira e operacional. A unidade adquirida está instalada no aeroporto de Nashville.
A previsão é de que o negócio, cujo valor não foi revelado pela fabricante de aviões, seja concluído em fevereiro deste ano. O acordo de compra foi assinado na última sexta-feira e anunciado pelo diretor-presidente da Embraer, Mauricio Novis Botelho, que estava nos Estados Unidos.
A Celsius Aerotech, do setor de manutenção, reparo e revisão, é, segundo a Embraer, uma das maiores fornecedoras de serviços à aviação regional e mantém em Nashville mais de 200 empregados. A empresa, que possui várias unidades distribuídas em diversos aeroportos americanos, realiza serviços de inspeção programada, reparo de estruturas e peças e pintura de aviões.
Segundo a Embraer, a compra está condicionada à satisfação de algumas condições preestabelecidas na negociação, incluindo a anuência da Airport Authority of Nashville, órgão que controla o aeroporto da cidade.
Com a aquisição dos ativos operacionais da Celsius Aerotech, a Embraer vai ampliar suas operações nos EUA. A companhia brasileira já possui três bases, nos Estados da Geórgia, Flórida e Texas -que reúnem 400 funcionários.

Clientes
"A aquisição, quando finalizada, nos proporcionará a oportunidade de melhor atender aos clientes nos Estados Unidos como um complemento importante para as operações nesse país", disse.
A compra da Celsius será feita pela Embraer Aircraft Maintenance Services, empresa controlada pela Embraer Aircraft Holding, com sede nos EUA e criada como parte do processo de reestruturação da empresa no mercado norte-americano.

Bombardier
A companhia norte-americana Mesa Air anunciou a compra de 20 jatos CRJ-200 da empresa canadense Bombardier, principal concorrente da Embraer no mercado mundial de aviação regional.
O contrato foi assinado na sexta-feira, depois que a empresa, que opera linhas regionais nos EUA, obteve financiamento para a aquisição dos aviões.
Os jatos CRJ-200 têm capacidade para 64 lugares, fazendo deles competidores do modelo Embraer 170, lançado recentemente. A Embraer informou que não iria comentar o assunto.
Com o contrato, a Mesa Air passa a deter pedidos de compra de 40 jatos da Bombardier -os outros 20 são para o modelo CRJ-900-, com valor total de US$ 1,2 bilhão. No ano passado, a Mesa Air firmou contrato com a Embraer para a compra de cem jatos ERJ-145.



Texto Anterior: Economia de guerra: Ford anuncia 20 mil demissões
Próximo Texto: Eleições: Magliano é reeleito presidente da Bolsa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.