São Paulo, terça-feira, 08 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVIAÇÃO 1

Companhias driblaram crise

TAM e Gol aumentam suas fatias no mercado

FABIANA FUTEMA
DA FOLHA ONLINE

A TAM e a Gol conseguiram driblar a crise do setor aéreo e fecharam o ano de 2001 com aumento de participação no mercado doméstico. As outras companhias aéreas perderam espaço, segundo balanço divulgado ontem pelo SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias).
A TAM ultrapassou a Varig e terminou 2001 com uma participação de 30,71% sobre o número de passageiros domésticos pagantes transportados por quilômetro. No ano anterior, a empresa era a segunda do ranking, com uma participação de 27,17%.
A pesquisa mostra que a Varig trocou de lugar com a TAM, fechando o ano em segundo lugar, com uma participação de 28,72% sobre o número de passageiros pagantes transportados por quilômetro. A companhia foi a primeira colocada no ranking do setor doméstico em 2000, com 31,32% de mercado.
O terceiro lugar do ranking foi da Vasp, que encerrou 2001 com uma participação de mercado de 14,35%. A companhia praticamente conseguiu se manter com o mesmo patamar de mercado de 2000, quando sua participação era de 14,97%.
A Rio Sul -pertencente ao grupo Varig- ficou em quarto lugar, com 8,78% de mercado em 2001. No ano anterior, sua participação era de 9,31% sobre o número de passageiros pagantes transportados por quilômetro.
Apesar de ter parado de voar no dia 3 de dezembro, a Transbrasil conseguiu fechar o ano de 2001 em quinto lugar do ranking doméstico, com 7,83% de participação. A companhia perdeu 32,5% de mercado em relação ao ano 2000, quando sua participação foi de 11,60%.
A Gol -que estreou no mercado brasileiro em 15 de janeiro de 2001- fechou o ano em sexto lugar, com 4,74% de participação. Mas sua posição deve melhorar em 2002, já que desde novembro a companhia tomou o lugar da Transbrasil no ranking doméstico.
Em dezembro, por exemplo, a participação da Gol sobre o número de passageiros pagantes transportados por quilômetro foi de 8,05%. Com esse resultado, a companhia encostou na Rio Sul, a quarta colocada, que ficou com 8,18% de mercado. A diferença é que enquanto a participação de mercado da Gol cresceu em relação ao mês de novembro (6,14%), a da Rio Sul (8,46%) caiu em dezembro.


Texto Anterior: Racionamento: Meta para indústria deve cair em fevereiro
Próximo Texto: Aviação 2: Varig deve fechar acordo de US$ 1 bi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.