São Paulo, terça-feira, 08 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MERCOSUL
Decisão fitossanitária não também veta importações
Argentina poderá criar nova barreira para frango brasileiro

de Buenos Aires

Uma decisão fitossanitária adotada pela Argentina poderá criar barreiras à exportação de frango brasileiro para o país.
A Secretaria de Agricultura argentina criou novas normas fitossanitárias para a importação do produto que não fazem distinção entre países integrantes ou não do Mercosul.
A partir das novas normas, todos os países, incluindo o Brasil, serão reclassificados quanto à existência das doenças de New Castle e Influenza. Até agora, o Brasil não era classificado pelas autoridades do país, e a entrada do frango na Argentina era autorizada por portarias especiais.
Segundo funcionários da diplomacia brasileira, tudo indica que o Brasil não será excluído da lista de exportadores de frango para a Argentina. O que preocupa, entretanto, é que o Brasil pode cair em uma lista intermediária, de países livres de Influenza, mas não da doença de New Castle.
Embora os Estados abaixo de São Paulo sejam livres da doença, existem focos dela no Nordeste. Todo o frango exportado para a Argentina vem da região Sul e Sudeste e por isso ingressava no país sem problemas até agora.
Caso o Brasil caia nessa lista intermediária, todas as remessas de frango teriam de ser acompanhadas de um exame laboratorial atestando que o vírus não foi encontrado.
Brasil e Argentina estão no meio de uma disputa, em que os produtores argentinos acusam os brasileiros de dumping. O governo argentino, que investiga a acusação, ainda não se pronunciou definitivamente, mas já constatou a existência de dano no caso. (VA)



Texto Anterior: Neonacionalismo: Governo quer a Vale em mãos brasileiras
Próximo Texto: Opinião econômica - Benjamin Steinbruch: Bye, bye empregos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.