UOL


São Paulo, sábado, 08 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORÁCULO

Para Greenspan, globalização atenua recessões

DA REDAÇÃO

O presidente do Federal Reserve (banco central norte-americano), Alan Greenspan, afirmou ontem que a globalização e a crescente integração das finanças internacionais são fatores que contribuíram para que os ciclos econômicos fossem atenuados, reduzindo a severidade das recessões.
"Com certeza, a partir das informações que temos até o momento, não deve haver muitas dúvidas de que o sistema financeiro internacional e a globalização foram importantes fatores para a suavização dos ciclos econômicos", disse Greenspan, que participou, via satélite, de um seminário sobre o sistema bancário mundial organizado pelo Banco da França (banco central do país), em Paris.
"Se isso prosseguir, e temos experimentado um constante aumento da integração dos ciclos, então poderíamos dizer que, pelo menos até o momento, os efeitos da globalização têm sido bastante positivos", afirmou o presidente do Federal Reserve.
Mas Greenspan ressalvou: "Devemos supor que, em algum momento no futuro, teremos recessões mais profundas do que as que temos visto".
Ainda segundo Greenspan, economias mais abertas, como a norte-americana, tendem a receber mais investimentos, o que pode desestabilizar a conta corrente do país. Mas ele não considera tal risco um "problema sistêmico".


Texto Anterior: Águia sem trabalho: EUA fecham 308 mil postos de trabalho
Próximo Texto: Panorâmica - Queda asiática: Guerra e escândalo fazem Bolsa de Tóquio cair ao nível mais baixo em 20 anos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.