São Paulo, quarta-feira, 08 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Agência multa companhia de energia

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) multou a CPFL Paulista em R$ 16,4 milhões. A distribuidora foi punida por ter comprado energia mais cara de uma empresa de seu próprio grupo e tentado repassar esse aumento de custo para o consumidor. A distribuidora recorreu à diretoria da agência, que ainda não analisou a apelação.
Segundo análise da Aneel, a CPFL Paulista comprou energia cara no mercado de curto prazo porque preferiu privilegiar, em seus contratos, comercializadora que pertence a seu grupo, a CPFL Brasil. Em abril do ano passado, no processo de revisão tarifária, a Aneel não autorizou o repasse ao consumidor desses custos -aproximadamente R$ 80 milhões- e iniciou uma fiscalização.
A distribuidora alega que seus contratos com a CPFL Brasil foram fechados em novembro de 2006. Naquele momento, de acordo com a CPFL Paulista, a CPFL Brasil era a empresa que oferecia energia a menor custo.


Texto Anterior: Mesmo na crise, energia sobe mais de 20% em SP
Próximo Texto: Empresas criticam reajuste de energia em momento de crise
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.